Caminhos da Reportagem destaca a importância das coleções, na TV Brasil

Caminhos da Reportagem destaca a importância das coleções, na TV Brasil

O programa Caminhos da Reportagem desta quinta-feira (04) às 22h na TV Brasil investiga como as coleções contribuem para se preservar a memória e divulgar a cultura do país. Dos pequenos colecionadores ao castelo Ricardo Brennand, no Recife, a paixão desses brasileiros ajuda a manter viva histórias do patrimônio nacional. O jornalístico mostra de que forma coleções particulares constituem hoje relevantes acervos de arte.

Foto: Divulgação/TV Brasil

Foto: Divulgação/TV Brasil


A atração da emissora pública resgata a trajetória da televisão brasileira a partir de uma entrevista com Vida Alves. Ela é a idealizadora da Pró-TV, instituição dedicada a conservar fotos, equipamentos, figurinos, aparelhos e um acervo de depoimentos com personalidades que fizeram parte dessa história. A coleção particular de Vida foi o ponto de partida para a realização deste verdadeiro Museu da Televisão Brasileira.


Para uns, apenas passatempo. Para outros, razão de viver. Dedicar uma vida a colecionar objetivos esquecidos ou descartados faz parte da rotina de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. O Caminhos da Reportagem destaca o cotidiano de indivíduos com esse perfil tão particular e revela os itens de sua paixão, bem como sua motivação para guardá-los.


A equipe de reportagem conta histórias como a de Aristos Rodopoulos, dono de centenas de peças que lembram seus antepassados gregos; a do professor Jaime de Almeida, apaixonado por objetos da América pré-colombiana; a de Zeca Pereira, proprietário de ferro-velho que virou colecionador de peças antigas; e a do mineiro Humberto Mordente, que guarda centenas de máquinas fotográficas.


 Caminhos da Reportagem – quinta-feira (04) às 22h, na TV Brasil.

Comente via Facebook

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>