Na quarta-feira (20), as crianças da Creche Yayá Tezinha passaram um dia de muita diversão e resgate das tradições nordestinas.
A direção da Creche em conjunto com todos os servidores se empenhou para realizar uma festa em que todos pudessem se divertir e aprender com o tema que é bastante difundido no Brasil, principalmente no Nordeste, a festa junina.
As crianças fizeram apresentações tradicionais da festa, como pau-de-fita, dança da saia, rodinhas e desfile das rainhas. A organização não se esqueceu da barraca com comidas típicas. Para a diretora Olga Costa e coordenadora Mirani Ribeiro, o evento atingiu seu objetivo, “Ficamos agradecidas às crianças, aos responsáveis por terem entendido o espírito da festa e terem abrilhantado de forma tão significativa a nossa festa”, declararam.
As festas juninas são celebradas no Brasil desde o século XVII e constituem a segunda comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do carnaval. A festa junina tem origem pagã, mas hoje tem fortes influências do catolicismo com uma forte associação com os santos da igreja, como Santo Antônio, São Pedro e São João.
Osmar Ribeiro | Ascom/Prefeitura Municipal de Buritirama