Por decisão judicial da Comarca de Barra, que solicitou algumas alterações de nomes e também das cores do município, por prática de culto à personalidade de pessoas ainda vivas. Sendo anteriormente o vermelho, branco e verde que continham nos monumentos e prédios públicos do município, o prefeito Dedê Alves enviou ao Legislativo o projeto de lei, e os vereadores, no exercício de suas atribuições, aprovaram a alteração da lei municipal nº 008/97 que definiam as cores da bandeira do município e do brasão.
Sendo sancionada a lei nº 172/2019, pelo prefeito municipal Judisnei Alves de Souza que alterou as determinadas cores da bandeira municipal e brasão para: VERDE, que representa as nossa matas, BRANCO, que representa a paz, e o LARANJA, que representa a cor da poupa do fruto do buriti, palmeira original que leva o nome do município.
O BRASÃO, alterou as cores para o laranja; ao centro terá uma palmeira do buriti com o horizonte ao fundo representando o nascer do sol sobre as montanhas do município.
Ricardo Barbosa | Ascom/Prefeitura Municipal de Buritirama