Vacina contra pneumonia completa 10 anos no Brasil
Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

A primeira versão de uma vacina pneumocócica conjugada completa 10 anos de ser aprovada no Brasil. No ano seguinte, a dose passou a ser distribuída na rede pública e particular de saúde. A dose protege contra quadros que variam de simples dores de ouvido até casos graves de meningite e septicemia. Segundo a Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Imunizações aponta uma redução de até 40% no número de internações por pneumonia no país e de 70% dos casos de meningite pneumocócica.

“Quando falamos da vacina pneumocócica, não se trata de proteção contra uma única doença, como catapora ou gripe, mas contra uma série de doenças”, disse o infectologista Renato kfouri, membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A primeira dose no Brasil, aprovada em 2009, protegia contra sete sorotipos. Atualmente, a rede pública oferece proteção contra 10 sorotipos e a rede particular, contra 13.

Doses que contemplam 15 e 20 sorotipos estão em fase de desenvolvimento. Desde 2010, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde oferece a vacina pneumocócica 10 valente, que protege contra 10 sorotipos da bactéria.

Fonte: Bahia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui