A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador deu início a ações para conter o avanço de pequenos surtos de arboviroses nas comunidades de Nova Brasília de Itapuã e Sussuarana. De acordo com a pasta, agentes de combate às endemias intensificaram as ações de bloqueio ampliado com a eliminação do mosquito na fase adulta, através da borrifação de inseticida, e de focos de criadouros nas ruas e casas das localidades.
A SMS destaca a redução das ocorrências nos bairros e atribui o fato a estratégia de contingência deflagrada desde o início do ano pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Permanecemos o monitoramento em toda a capital, principalmente nessas localidades com aumento de casos notificados na cidade. O trabalho ágil e intenso do CCZ foi fundamental para evitar que as ocorrências se alastrassem e reduzir a incidência dos agravos”, disse Isolina Miguez, subcoordenadora de arboviroses.
Miguez ainda citou a importância do apoio da população para auxiliar o poder público no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A subcoordenadora ainda chamou a atenção para o dado de que cerca de 80% dos focos são encontrados dentro das residências.
Técnicos do CCZ realizam nesta terça-feira (28) inspeções em praças, ruas e casas em Nova Brasília de Itapuã e Sussuarana.
Fonte: Bahia Notícias