DEM filia mais que PT para eleições em Salvador, mas partido de Rui ainda é maior
Foto: Reprodução / Max Haack /Agecom

O DEM, partido do prefeito ACM Neto e do pré-candidato à sucessão Bruno Reis, filiou 81 pessoas a legenda neste ano até o fechamento da janela partidária, período da Legislação Eleitoral que permite que vereadores mudem de sigla e que é conhecido pelas articulações políticas que fazem os pré-candidatos. 

O número de novas filiações do DEM é pelo menos três vezes maior do que fez o partido do governador Rui Costa na capital baiana, no mesmo período. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até abril de 2020, o PT tinha apresentado 26 novas filiações, incluindo a da pré-candidata Major Denice Santiago. 

No entanto, o número de filiados do PT em Salvador é maior. O DEM possui 4.968 filiados frente a quase 15 mil petistas registrados, apenas na capital baiana. 

Ao Bahia Notícias, o presidente municipal do PT, Ademário Costa, refutou a comparação com o DEM e alegou que a legenda do governador é ainda maior. O dirigente disse que o PT apenas filia oficialmente, pelo TSE, os nomes que devem disputar as eleições. “O PT vem em um processo de democratização desde 2018. Atualmente aceitamos filiações online e fazemos o controle dos filiados por sistema próprio. Somos o maior partido de Salvador”, disse. 

Já o presidente do Democratas em Salvador, o vereador Duda Sanches avalia como “positiva” a maior filiação até o fechamento da janela,  e atribuiu a superioridade petista em números totais de filiados a um período maior de divulgação ideológica da legenda rival. 

“Estamos nos reinventando. Temos desde a ultima eleição a maior bancada na Câmara Municipal, acredito que é disparada entre os últimos 25, 30 anos. O Democratas se dissolveu um pouco, e o PT se fortaleceu com o governo de Jaques Wagner e Rui Costa. Vejo como positivo e sabemos que independente da quantidade de filiados, 65 serão candidatos. É o momento de partidos que tem pessoas inspiradoras como ACM Neto”, comentou ao BN.

Pelos números do TSE, que contabilizam quem está oficialmente filiado para a Justiça eleitoral, o DEM agregou de 2018 até os dias atuais, quatro vezes mais novos filiados em Salvador do que o PT. Foram 142 adesões ao partido de ACM Neto, com 24 pedidos de desfiliação, contra 31 filiações ao PT da capital com 5 pedidos de desfiliação registrados no período.

Fonte: Bahia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui