Em mais uma rodada de anúncios com estímulos para a economia da capital baiana, o prefeito ACM Neto (DEM) divulga a criação de uma empresa com o propósito de fomentar a produção audiovisual na cidade. A “Salvador Filmes”, como foi batizada, visa fazer um diagnóstico da cadeia audiovisual; dar assistência a cineclubes que serão implantados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM); criar um plano intersetorial para posicionar Salvador como destino privilegiado para produção audiovisual; ocupar e operacionalizar o escritório da empresa.
“Vamos ter o projeto ‘Cinema na Praça’, que vai levar para a praça pública a exibição de produções audiovisuais com parceria ou participação da Salvador Filmes”, cita o prefeito ao elencar as atribuições da empresa, em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (18). O gestor acrescenta que a Salvador Filmes fará a qualificação profissional de pessoas da área, além de atuar para atrair investimentos para o setor.
Outras ações relacionadas indicam a implantação de uma plataforma digital do audiovisual de Salvador, com o intuito de agregar informações relativas a profissionais e fornecedores, núcleos criativos, editais e outras oportunidades de financiamento; criação de espaços e projetos de formação profissional; e elaboração de um plano para a inserção da cidade em acordos, protocolos, redes colaborativas e associações de film commissions e eventos nacionais e internacionais.
VIVA CULTURA
Na ocasião, Neto disse ainda que a prefeitura vai enviar um projeto de lei à Câmara Municipal de Salvador (CMS) para ampliar o “Viva Cultura”, projeto de renúncia fiscal a projetos artísticos e culturais. O objetivo com isso é conceder benefício tributário equivalente a 90% do valor investido às empresas que apoiarem projetos culturais por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Fonte: Bahia Notícias