A tecnologia foi a alternativa para respeitar uma das tradições de São João sem ir de encontro às recomendações sanitárias para o distanciamento social. Símbolo tradicional dos festejos juninos, uma fogueira interativa e em LED foi montada em Campina Grande, na Paraíba, cidade com uma das mais famosas festas de São João do país.
A Estalo Comunicações foi a idealizadora da ação, a cenografia da fogueira foi feita pela Cenograph e a Luzbel Tecnologia em Eventos foi a responsável por executar o projeto. A ideia é não deixar a fogueira e a tradição do São João se apagarem, mesmo sendo o segundo ano consecutivo sem a festa que mexe com o coração das pessoas, e principalmente dos nordestinos.
A estrutura tem 100 m² de painéis de led e segundo Júnior Luzbel, sócio e light designer da Luzbel Tecnologia em Eventos, todo o trabalho foi pensado e executado em equipe, e não só atendeu, como superou as expectativas.
“Foram três empresas juntas até chegar onde chegou, foi muito bacana, e é algo novo, diferenciado, um projeto belíssimo, e uma alternativa para não deixar esse período de São João, que é tão importante e afetivo para muitas pessoas, passar em branco”, disse Júnior.
Maíra Holtz, sócia da Estalo Comunicação, explica que a ideia era manter o espírito afetivo do São João, respeitando as medidas e restrições impostas pela pandemia da Covid-19. “Uma ação que não incentivasse as pessoas a irem para a rua, que não aglomerasse, então não poderia ser nada de evento, com festa e palco. Um dos símbolos visuais que logo vem a mente quando falamos de São João é a fogueira, então idealizamos uma que não tivesse fogo, para não colocar em risco as pessoas, mas que elas pudessem interagir”, explica ela sobre o processo de elaboração da ação.
A interação a que Maíra se refere também usa a tecnologia e a internet, através de uma hashtag. A fogueira vai crescendo conforme o público for publicando fotos relacionadas aos festejos de São João, seja com comidas típicas, decoração tradicional, comemorações em família, etc.
A ação começou no dia 10 de junho e segue até 27 e a aceitação do público tem sido satisfatória, avalia Maíra. Ela sinaliza que as pessoas têm postado fotos na internet para fazer com que a fogueira acenda mais, e também aproveitado a estrutura para tirar fotos.
Fonte: Bahia Notícias