A cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), atingiu a marca de 50% do público alvo imunizado com a primeira dose contra a Covid-19. De acordo com a gestão, já foram vacinadas 75.216 pessoas, maiores de 18 anos e pertencentes aos grupos prioritários. No município a vacinação estava ocorrendo para pessoas com 43 anos ou mais, por falta de doses do imunizante, as aplicações estão suspensas.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) lembrou que a a marca de 50% é de pessoas que tomaram apenas a primeira dose da vacina, o que não garante imunização total contra o vírus. Para a gestora, ainda é necessário cautela na tomada de decisões. “Agora estamos em uma fase fase relativamente menos difícil quando analisamos a ocupação de leitos [do estado] em torno de 70%. A taxa de ocupação da capital, dentro do contexto da região, está, inclusive, abaixo de 70%, mas a gente ainda precisa ter muito cuidado porque acabamos de sair de um momento festivo, Ano passado, 15 dias depois do São João foi terrível o aumento de casos. Como ainda estamos há poucos dias do término do São João, é possível que a gente continue com essa queda de ocupação dos leitos, mas também ode haver uma alta nos números, cautela é fundamental’, disse.
Em relação ao retorno das aulas presenciais na cidade Moema explicou que, a depender dos números da pandemia, as escolas particulares poderão retornar na próxima segunda-feira (12). “A escolas privadas poderão retornar as aulas no dia 12 que é exatamente 18 dias após o São João se, na véspera do retorno, ficar apontado que os índices de ocupação dos leitos de UTI continuam abaixo de 75%, disse.
Já as aulas da rede pública de ensino seguem sem data para retorno presencial. “Os alunos estão tendo aula através da Tv Karamurê e também estamos entregando tablets para as aulas remotas, mas mesmo assim determinamos que o retorno do ensino na rede pública será híbrido. Teremos parte presencial e parte remota. Não determinamos data porque, por mais precaução, prefiro aguardar mais dias do pós São João para ver, de fato, como se dará o número de ocupação de leitos”, disse.
De acordo com o último boletim emitido pela secretaria de saúde do município, desde o início da pandemia Lauro já registrou 20.297 casos da doença. Deste total, 244 estão ativos, 32 estão internados e 453 óbitos foram registrados.
Fonte: Bahia Notícias