A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quinta-feira (15), o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2022. O texto determina as regras e prioridades para os gastos do governo no ano que vem. O placar foi de 278 votos a favor, 145 contra e 1 abstenção.
Trinta e um dos 39 deputados federais baianos participaram da sessão. Destes, 13 se posicionaram contrários ao texto e 18 favoráveis. A proposta ainda deve ser votada pelos senadores.
Relator da matéria, o deputado Juscelino Filho (DEM-MA), por meio de um substitutivo, incorporou prioridades como o Programa Nacional de Imunização (PNI); a agenda para a primeira infância; as despesas do Programa Vasa Verde e Amarela voltadas a municípios de até 50 mil habitantes e a ampliação da infraestrutura da rede de atendimento oncológico.
Foram indicadas também uma lista de cinco ações e programas que deverão ser poupadas de contingenciamento no próximo anos. São elas: as ações voltadas às despesas com a realização do Censo Demográfico, Agropecuário e Geográfico, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; as despesas com segurança pública; as relacionadas à Politica de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino em Tempo Integral; as despesas com universalização do acesso à internet com apoio a iniciativas e projetos de inclusão digital e as com as ações de “Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias para a Agropecuária” e de “Transferência de Tecnologias para a Inovação para a Agropecuária”, no âmbito da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
VEJA O POSICIONAMENTO DOS DEPUTADOS BAIANOS:
Abílio Santana (PL) – Sim
Adolfo Viana (PSDB) – Sim
Afonso Florence (PT) – Não
Alice Portugal (PCdoB) – Não
Antonio Brito (PSD) – Sim
Arthur Oliveira Maia (DEM) – Sim
Cacá Leão (PP) – Sim
Charles Fernandes (PSD) – Sim
Claudio Cajado (PP) – Sim
Daniel Almeida (PCdoB) – Não
Félix Mendonça Júnior (PDT) – Não
Igor Kannário (DEM) – Sim
João Carlos Bacelar (PL) – Sim
Jorge Solla (PT) – Não
José Nunes (PSD) – Sim
Joseildo Ramos (PT) – Não
Lídice da Mata (PSB) – Não
Marcelo Nilo (PSB) – Não
Márcio Marinho (Republicanos) – Sim
Otto Alencar Filho ( PSD) – Sim
Pastor Sargento Isidório (Avante) – Não
Paulo Azi (DEM) – Sim
Paulo Magalhães (PSD) – Sim
Professora Dayane Pimentel (PSL) – Não
Raimundo Costa (PL) – Sim
Ronaldo Carletto (PP) – Sim
Tia Eron (Republicanos) – Sim
Tito (Avante) – Sim
Valmir Assunção (PT) – Não
Waldenor Pereira (PT) – Não
Zé Neto (PT) – Não
Fonte: Bahia Notícias