O setor do entretenimento no mundo inteiro foi impactado com a pandemia do novo coronavírus. No Brasil, de acordo com o levantamento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), por conta das restrições, a quantidade de apresentações chegou a cair mais de 80% no ano passado, comparado ao ano de 2019.
No entanto, apesar da pandemia, por conta da festa do Carnaval em 2020, o Camarote Salvador ocupou a quarta posição no ranking de shows e eventos de 2020 que mais arrecadaram dinheiro no Brasil. O único evento baiano ocupando o top 5 da pesquisa.
O levantamento do Ecad não divulgou o valor total arrecadado pela atração. No entanto, para curtir o carnaval de 2020 no Camarote Salvador, o folião teve que desembolsar entre R$ 1540 a R$ 2550 por dia para prestigiar os shows oferecidos pelo camarote.
No ranking, a atração baiana ficou à frente dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro do grupo A. A turnê do grupo Maroon 5, que passou por quatro cidades brasileiras em março, ocupa o primeiro lugar da lista, ficando atrás apenas dos blocos de rua do Distrito Federal.
Um anos após o início da pandemia, ainda com a restrições por conta do vírus, nos seis primeiros meses de 2021 o segmento de Shows apresentou uma queda significativa de mais de 75% no valor do repasse na distribuição de direitos autorais em comparação com o primeiro semestre de 2020, de acordo com os dados do Ecad.
TOP 5 DE SHOWS DE 2020 COM AS MAIORES ARRECADAÇÕES
1-Marron 5
2-Carnaval 2020 – blocos do Distrito Federal
3-Planeta Atlântica
4-Camarote Salvador (todos os dias)
5- Desfiles das escolas de samba (RJ)
Fonte: Bahia Notícias