26 das 27 capitais deixaram de exigir (ou marcaram uma data para abandonar a exigência) o uso de máscaras faciais em espaços abertos, segundo dados até esta sexta-feira (8). O uso do acessório se tornou obrigatório durante a pandemia para proteger as pessoas da contaminação pela Covid-19.
As cidades que optaram pelo relaxamento apontam a “melhora de praticamente todos os indicadores da pandemia da Covid-19”.
Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios divulgada em 11 de março apontou que 89,9% das prefeituras, ou 1.917 cidades, mantiveram a obrigação de usar máscaras em ambientes públicos. Apenas 7,2% (154 cidades) desobrigaram o uso da máscara. O levantamento foi feito de 7 a 10 de março com 2.132 gestores, que representam 38,2% das cidades do país.
João Pessoa tinha liberado o uso de máscaras em locais abertos. Contudo, no dia 22 de março, o TJ da Paraíba emitiu liminar que manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras na capital. Um novo decreto de abril liberou novamente o uso do acessório.