A chegada do ID.Buzz, a Kombi elétrica, e o ID.4 não foram as únicas novidades da Volkswagen para o Brasil. A marca também anunciou o investimento de US$ 1 bilhão na América Latina e 15 novos produtos na região.
O objetivo da montadora é aumentar 11% no continente até 2030, mas o plano é mais ambicioso no Brasil, onde quer aumentar sua fatia das vendas em 40% até 2027.
Para isso, o plano é trazer elétricos, híbridos e continuar a fazer novos carros flex. Entre os 15 lançamentos, o SUV ID.4 e a van ID.Buzz já estão na conta.
Segundo a Volkswagen, a região da América do Sul voltou à lucratividade em 2021 depois de muitos anos e já fez uma contribuição significativa para os ganhos no ano seguinte, 2022.
Uma das formas de crescimento é o modelo de fornecer carros por assinatura. Segundo a marca, o Brasil já tem 3.000 assinantes do serviço da Volkswagen, que espera um crescimento de 150% neste ano.
A Volkswagen afirmou que vai continuar focando no uso do etanol no Brasil, trazendo os motores desenvolvidos na Europa para o centro de desenvolvimento local. O foco, segundo a empresa, é nos segmentos A0 e A, ou seja, carros pequenos.
Uma das apostas seria um novo SUV compacto que poderia voltar a usar o nome Gol, apesar do atual presidente mundial da Volkswagen já ter descartado a reutilização de nomenclaturas clássicas da empresa.
Uma nova picape no porte de Chevrolet Montana e Renault Oroch também estão no radar para os próximos anos. Antes disso, a Saveiro será reestilizada.