O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, 21, que qualquer “agressão” à aliada Bielorrússia será entendida como um ataque ao seu próprio país. A declaração, direcionada à Polônia, acontece após Varsóvia anunciar o envio de tropas para reforçar sua fronteira oriental em resposta à presença de forças mercenárias do grupo Wagner.
“Qualquer agressão contra a Bielorrússia significará uma agressão contra a Federação Russa”, disse Putin durante uma reunião do Conselho de Segurança russo televisionada. O líder russo afirmou que irá responder um possível ataque “com todos os meios disponíveis”. Ele garantiu que irá defender à aliança estabelecida há muito tempo entre as ex-nações soviéticas.
Essa não é a primeira vez que a Rússia ameaça a Polônia em meio a guerra na Ucrânia. O país é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e apoia Kiev no conflito contra a Rússia. Até o momento, a Polônia não demonstrou nenhuma intenção de realizar uma ação militar unilateral e não provocada. Em reação a fala de Putin, a Alemanha disse que “onde os parceiros polacos precisarem de apoio, vão receber”.