A Rússia lançou neste sábado uma série de mísseis e drones que atingiram instalações de energia e infraestruturas em toda a Ucrânia, ferindo pelo menos quatro pessoas e levando o presidente Volodymyr Zelenskiy a emitir um novo apelo por mais assistência de defesa aérea.

O sexto grande ataque aéreo russo ao setor energético ucraniano desde março danificou instalações no leste, centro e oeste, disse o operador nacional da rede Ukrenergo.

A Força Aérea da Ucrânia disse que abateu 35 dos 53 mísseis russos e 46 dos 47 drones usados no ataque, que aumenta a pressão sobre o deficiente sistema energético da Ucrânia, já que a guerra com a Rússia está em seu terceiro ano.

“O principal objetivo da Rússia é normalizar o terror, aproveitar a falta de defesa aérea suficiente e de determinação dos parceiros da Ucrânia”, disse Zelenskiy no aplicativo de mensagens Telegram.

“Os parceiros sabem exatamente o que é necessário. Mais “Patriotas” e outros sistemas modernos de defesa aérea para a Ucrânia. Para acelerar e expandir as entregas de F-16 para a Ucrânia. Para fornecer aos nossos soldados todas as capacidades necessárias.”

Até o momento neste ano, a Ucrânia se viu em desvantagem ao enfrentar atrasos na ajuda militar dos Estados Unidos, ataques intensos às suas infraestruturas e o esforço russo em expandir a linha de frente, 27 meses após a sua invasão em grande escala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui