
A chegada do novo membro na OTAN atraiu os olhares de Zelensky, que almeja ter caças SAAB Gripen na frota do seu país. O presidente ucraniano já teria tratado do assunto com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em uma maneira de complementar a frota de caças MiG-29 Fulcrum e Su-27 Flanker em operação, junto dos F-16 Falcon que chegarão em breve.
A informação foi passada por Ihor Zhovkva, chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, que ao programa Voice of America disse que, “por razões óbvias, a Suécia ainda não estava pronta para fazer promessas, de maneira que está finalizando sua entrada na aliança“.
“Agora que ela já é parte da OTAN, o meu presidente está falando novamente com o primeiro-ministro sueco e o nosso ministro da Defesa está falando com autoridades relevantes da Suécia. Estes caças (Gripen) são tão bons quanto os F-16 e estamos nos movimentando neste sentido“, disse ele, como revela o portal AeroTime.
Hoje, a Suécia tem 94 caças Gripen C/D de primeira geração, sendo que 14 deles estão alugados para a Hungria e mais 4 serão transferidos para o parceiro de OTAN em breve. Porém, os suecos já deram vários sinais que não estão dispostos a reduzir ainda mais a sua frota de caças Gripen, pelo menos até iniciar a entrega dos 70 novos Gripen E.