O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), sinalizou que as construções da ponte Salvador-Itaparica e do VLT do Subúrbio podem ser incluídas para receber recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A declaração do ministro aconteceu nesta segunda-feira (21), durante o lançamento da licitação para obras dos sistemas de micro e macrodrenagem, em Salvador. Rui disse que tanto a ponte quanto o Aeroporto no Extremo Sul da Bahia podem integrar o programa. No caso do aeródromo ainda é necessária a conclusão de etapas iniciais para início das obras.
“Não é que a ponte tenha ficado de fora. O PAC é dinâmico, ou seja, as obras que não estão inclusas hoje podem ser incluídas. Não só a ponte, mas o Aeroporto lá do Extremo Sul que vai a leilão agora em setembro. Assim que tiver vencedor e o mesmo precisar de ajuda de financiamento, seja do Banco Nordeste ou do BNDES, essa obra entrará no PAC. Isso vale para o Aeroporto do Extremo Sul e também para a ponte. Jerônimo e sua equipe estão renegociando o contrato, assim que as obras forem iniciadas, uma vez tendo demanda para apoio financeiro essa obra será incluída”, explicou Rui.
Já sobre o VLT do Subúrbio, o titular da Casa Civil disse que o projeto pode ganhar um valor de R$ 800 milhões do PAC caso haja uma nova licitação do Governo do Estado.
“Está no PAC aquele trecho de Águas Claras até Paripe. O estado apresentou a proposta como o BRT, mas em função da desistência do contrato do VLT o governador Jerônimo vai relicitar. Se ele relicitar tudo junto pode entrar o valor de cerca de R$ 800 milhões como contrapartida do Governo Federal”.
“Então de alguma forma essa obra já está no PAC, pois a ideia é integrar a região do subúrbio, o VLT com a estação de Águas Claras. Então em breve ela entra em funcionamento junto com a nova rodoviária, a nova estação do metrô e o novo terminal de ônibus. Isso poderá sim estar incluso, pois hoje já tem um trecho que faz parte do PAC”, disse Rui.
O pronunciamento do chefe da Casa Civil acontece após as construções da ponte Salvador-Itaparica e do VLT do Subúrbio não constarem na lista de obras previstas para receber recursos do Novo PAC.