Após um longo período sem chuvas significativas e altas temperaturas, os modelos começam a mostrar o retorno da umidade para todo o Brasil nos próximos dias. A onda de calor, que resultou em máximas na casa dos 40ºC em várias áreas do Brasil começa a perder força e a chuva vai seguir avançando para importantes áreas de produção.
Nos últimos dias já foram registradas chuvas em áreas do Sudeste, além do Sul do Brasil. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em São Paulo foram registrados acumulados entre 15mm e 20mm nas últimas 24 horas. Também choveu, ainda de forma isolada em Minas Gerais e sul do Mato Grosso, com acumualados de 20mm no período.
A atualização do modelo de previsão estendida divulgada na manhã desta segunda-feira (20) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê o retorno da chuva para todo Brasil nos próximos dias.
Entre 20 e 28 de novembro, o NOAA mantém a previsão de chuva no Sul do Brasil, com destaque para o Mato Grosso do Sul e Paraná que devem receber acumulados entre 90mm e 100mm nos próximos dias. Também mostra uma abrangência positiva das chuvas no Brasil Central, com acumulados entre 70mm e 90mm no período. Apenas o Nordeste do país não deve receber volumes significativos.
No período entre 28 de novembro e 6 de dezembro, o NOAA prevê as chuvas chegando também até o Nordeste e com bons volumes e boa distribuição no Matopiba. Neste período, os volumes mais expressivos são previstos para Minas Gerais, com acumulados de até 100mm.