A Prefeitura Municipal de Buritirama, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou nos dias 05 e 06 de julho, o tradicional e renomado Arraiá do Coroné, que este ano completou sua 15ª edição.

Na sexta-feira (05), o evento contou com a apresentações das quadrilhas juninas das escolas municipais, com dança de carimbo, xaxado, desfile de rainhas caipiras, e diversas apresentações, como Fuzuê, Caipira do Sertão, Flor de Maracujá. Como era de se esperar, a noite foi finalizada com a Banda Dinamite.

No sábado (06), uma grande emoção tomou conta de Buritirama, com a clássica competição do Arraiá do Coroné, que este ano contou com algumas inovações, dentre elas o apoio do Governo do Estado, através do Bahiatursa.

Nas apresentações, as quadrilhas juninas Asa Branca, Filomena Forrozera, Os Exagerados e Pegada Quente competiram entre si na disputa pelo título de campeão municipal, com o grupo de jurados provenientes da Capelinha do Forró, de Salvador.

A primeira a se apresentar (Filomena Forrozera), apresentou o tema “Lampião, Canudos e o Auto da Compadecida no Galope da Poesia”, abordando assim, a epopeia da história de Canudos e Antonio Conselheiro, em um tema original e cordelizado, sob a profunda inspiração de trechos de “Os Sertões” de Euclides da Cunha.

A segunda a se apresentar (Asa Branca), apresentou o tema “O São João de Lampião”, com uma abordagem sobre a história de Lampião em batalha com a temida Volante, até que o mesmo é convocado a realizar o seu próprio São João, e assim encerra com um casamento.

A terceira a se apresentar (Os Exagerados), abordou “O Ouro do Nordeste: Na casa de taipa, o milho é ouro em cima da mesa”, demostrando assim, as diversas utilidades e praticidade do milho na vida do nordestino, como milho assado, cuscuz e afins, além de uma história de amor entre um agricultor e uma mulher, que na verdade, é uma boneca de milho, sacramentando assim a história de um amor que pendurou pelo tempo.

A quarta e última a se apresentar (Pegada Quente), apresentou “O Ritmo do Nordeste: Forró é cultura popular”, abordando de maneira animada e intuitiva, a importância e origem do forró para os nordestinos, com a presença de Luiz Gonzaga, que animou todos os dançarinos e demonstrou o poder do forró na vida de todos.

Em sua fala, o secretário de Cultura Esporte e Lazer, Eridelton Santos pontuou de maneira rápida, a importância do evento, e que neste ano, devido ao grande apoio e articulação do prefeito, em conjunto com outros órgãos, foi possível realizar um Arraiá de alto nível.

Em suas palavras, o prefeito Dedê Alves, agradeceu ao empenho de todos, e pontuou que esta parceria com o Bahiatursa, só foi possível graças ao empenho da União dos Vice-prefeitos da Bahia (UVPB), com a emenda do deputado estadual, Antonio Henrique Júnior, do vice-prefeito Edson da Mary, e com o apoio logístico da Viver Produções.

Ao fim da noite, apresentados os grupos e contadas as notas, se demostrou o seguinte resultado de melhor quadrilha do Arraiá do Coroné 2019:

1º – Os Exagerados

2º – Filomena Forrozera

3º – Asa Branca

4º – Pegada Quente

Acrescentando, que por decisão dos jurados, que escolheram também em outros quesitos, sendo Os Exagerados vencedor em todos:

Melhor Marcador: Dápcilon Eufrásio

Noivos: Ricardo Ferreira e Iasmin Almeida

Rainha: Mislene Amorim

Casal Destaque: Kelven e Aloma

Por fim, a animação ficou por conta de Markinhos Bahia, que animou a todos até o sol raiar.

Ricardo Barbosa | Ascom/Prefeitura Municipal de Buritirama

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui