O líder norte-coreano Kim Jong-un supervisionou nesta quarta-feira o primeiro teste de disparo de um “novo tipo de sistema de lançamento de mísseis teleguiados de alto calibre”, informou a imprensa estatal norte-coreana nesta quinta-feira (1º, horário local).
O teste verificou a eficiência combativa do sistema total, e Kim previu “que será um sofrimento inescapável para as forças que se tornarem alvos grandes desta arma”, disse a agência estatal KCNA.
O sistema de mísseis “irá desempenhar um papel principal em operações militares terrestres”, reportou a KCNA.
A informação chega um dia após o Exército sul-coreano dizer que a Coreia do Norte havia disparado dois mísseis a partir de sua costa leste até o mar.
Os lançamentos de quarta-feira partiram da área de Wonsan, na costa leste da Coreia do Norte, mesmo lugar de onde os mísseis de semana passada foram disparados, informou a Junta sul-coreana de Chefes de Estado (JCS) em nota.
A JCS disse depois que o Norte havia disparado mísseis balísticos que percorreram cerca de 250 quilômetros.
Reino Unido, Alemanha e França pediram ao Conselho de Segurança da ONU um encontro de portas fechadas nesta quinta-feira sobre os últimos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, segundo disseram diplomatas.
Fonte: G1