Brasil recebe prêmio da ONU por controle ao tabaco e ações no trânsito
Foto: Rafael Neddemeyer/Fotos Públicas

O Brasil, através do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, recebeu nesta terça-feira (23), em Nova York, o Prêmio da Força-Tarefa Interagências da Organização das Nações Unidas (ONU), como reconhecimento pelas ações do governo brasileiro de combate ao tabaco e pela redução de mortes no trânsito.

Nos últimos 12 anos, o número de fumantes no Brasil caiu 40%, passando de 15,6% em 2006 para 9% em 2018. Entre 2010 e 2017, o país reduziu em 17,4% o número de mortes por acidentes de trânsito, de 42.844 para 35.374 óbitos, de acordo com reportagem da Agência Brasil.

O governo brasileiro pontou que o prêmio da ONU é um reconhecimento à contribuição do país para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), fixados em 2015, como um plano de ação em diferentes áreas, entre elas a saúde, até 2030.

“Conseguimos chegar a 9% de pessoas que fumam no país graças a nossa luta contra o tabaco por quase 20 anos”, afirmou Mandetta. “Nós seremos o primeiro país livre do tabaco no mundo. E isso é algo que somente a cobertura universal em saúde e o apoio da sociedade pode fazer”, ressaltou o ministro.

Em relação ao tabaco, o prêmio foi destinado à Comissão Nacional de Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco e seus Protocolos do Brasil (CONICQ), presidida pelo Ministério da Saúde. A comissão tem o objetivo de promover o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de estratégias, planos e programas para o cumprimento das obrigações previstas na Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Controle do Tabaco.

Fonte: Bahia Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui