Os hospitais estaduais de Salvador registraram até às 17 horas deste sábado (22) um total de 28 ocorrências relacionadas ao Carnaval. O Hospital Geral do Estado (HGE) foi responsável pelo maior número de atendimentos – 24. O maior número foi por conta de agressão física, com 11 registros.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá e Cajazeiras, estão sendo monitoradas por profissionais da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade. O HGE, além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, conta com outro equipamento à disposição da população, que é o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que, em poucos minutos, transforma o estacionamento coberto do HGE em uma imensa emergência hospitalar, apto para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente.
Equipes da vigilância sanitária da Sesab estão realizando ações durante o Carnaval, com o objetivo de identificar e monitorar o risco sanitário nos estabelecimentos de saúde e de interesse da saúde, bem como desenvolver ações preventivas e educativas nas áreas de atuação da Vigilância Sanitária (VISA) Estadual, relacionados diretamente com os festejos do carnaval.
Com o objetivo do controle dos riscos das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), foram inspecionadas cinco unidades de distribuição de alimentos na sede de Salvador, e uma empresa concessionária na cidade de Simões Filho, fornecedora para a Polícia Militar, nas quais foram identificadas algumas não conformidades na manipulação de alimentos, contudo nada que representasse risco iminente à saúde dos usuários. As empresas foram orientadas e adotaram as medidas de correção de forma imediata.
Fonte: Bahia Notícias